sábado, 27 de Abril de 2024  20:45
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-05-2011

Ciclo do Milho recriado historicamente na Murtosa.


No Concelho da Murtosa recria-se o Ciclo do Milho. Trata-se de uma parceria que envolve os Ranchos Folclóricos “Os Camponeses da ...

No Concelho da Murtosa recria-se o Ciclo do Milho.

Trata-se de uma parceria que envolve os Ranchos Folclóricos “Os Camponeses da Beira-Ria” e “Andorinhas de São Silvestre”, também a Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, a “Associação Desportiva e Recreativa das Quintas” e ainda o Núcleo da “Fraternidade de Nuno Álvares”.

No inicio deste mês, mais de 2 mil pessoas juntaram-se na Bestida para assistir à recriação da primeira fase do Ciclo do Milho a lembrar as décadas de 50, 60 e 70, com a preparação e cultivo do terreno à semelhança daquilo que era habitual no século passado, com alfaias agrícolas, gado, sementes e métodos de trabalho similares aos da época. António Amador, do Rancho Folclórico “Os Camponeses da Beira-Ria” explica que para fechar o ciclo faltam ainda ser realizados 2 momentos, "no dia 17 de Setembro realizaremos o corte e a apanha do milho que será transportado para o lugar da cascadela, como é dito nesta zona e no dia um de Outubro teremos na Casa Museu Custodio Prato o ultimo capitulo da cascadela", sumariou.

O Ciclo do Milho é uma mostra viva de cultura e tradição da região de Aveiro, mais concretamente do Concelho da Murtosa.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®